Karina Bacci

 

Atualmente cursando mestrado em Artes Visuais na ECA/USP, Karina Bacci tem especialização em Cinema, Vídeo e Fotografia pela Belas Artes e graduação em Fotografia com habilitação em Arte e Cultura pelo SENAC. Atua como fotógrafa e educadora na área cultural. Ministra cursos no MAM-SP, além de lugares como USP, CCSP, SESC e Casa Mario de Andrade, tendo ganho prêmios nessa área. É educadora, fotógrafa e curadora do Projeto itinerante Retratos da Terra, Cidade Através da Lente e Olhar da Comunidade com mais de 40 oficinas, catálogos e exposições realizadas em diferentes cidades do Brasil pela Elo3. Foi curadora da Exposição Evgen Bavcar e Imagens Possíveis em 2016, da Exposição Tramas na Casa Mario de Andrade em 2015 e das Mostras de Cinema do MAM-SP (Cinemam) de 2003 a 2005. Participou de exposições no Memorial da Resistência de São Paulo (Pinacoteca), SESC, entre outros. www.karinabacci.com

Resenhas de exposição e matéria em revista

BEM-VINDA INQUIETAÇÃO

(…) Mais que representação do real a fotografia pode ser a abstração da noção de realidade. Entre o abstrato, a imaginação e o anseio pela preservação da memória, a primeira turma de bacharéis em Fotografia do SENAC, que ora se forma e se assegura o pleno direito de enxergar o mundo e de representá-lo, se guiou sobre bases sólidas para narrar, com muitas imagens e alguns verbos, histórias de puro subjetivismo poético. São relatos pessoais, íntimos, densos. Como o que ocorre nos autrretratos de Karina Bacci, nos quais ela substitui sua pele pelas texturas de árvores, folhas, água corrente.

(Eder Chiodetto - revista SENAC/2003)

 

 

FOYER DAS ARTES JAN E FEV 2010

KARINA BACCI - METAMORFOSES

(…) No universo visual da artista Karina Bacci, a pele se transforma em seixo, em folhas. O gesto ganha ares de montanha, de floresta, de musgos. O corpo humano absorve toda a força da natureza, só para se revelar frágil e delicado, perecível, em constante transformação.

O tempo das imagens é o tanto aquele eterno, das antigas formações geológicas e árvores anciãs, até o tempo fugaz e fugidio dos sonhos, dos delírios, da imprecisão da memória. O tempo da magia.

(Eric Rahal - exposição no SESC Santana)



Prêmios

  • Grupo autônomo Loucos por Eventos - Concurso Público Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade 2009 - Edição Austregésilo Carran. / Grupo criado para a documentação em vídeo e fotos de iniciativas sócio-culturais ligadas à implementação da reforma psiquiátrica, tendo como protagonistas usuários de serviços de saúde mental.

  • ​Programa Igual Diferente MAM – SP - Concurso Público Prêmio Cultural Loucos pela Diversidade 2009 - Edição Austregésilo Carran. / Desenvolvimento de trabalho autoral de alunos em fotografia, animação e vídeo​

  • Primeiro lugar no Prêmio Darcy Ribeiro - 2009/ Promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional visa incentivar e premiar as práticas relacionadas à ação educativa em museus brasileiros.

  • Prêmio Cultura e Saúde - 2008/ Promovido pelo Ministério da Cultura, o prêmio visa contemplar as iniciativas com foco em ações de promoção da saúde por meio da cultura.

  • Programa Igual Diferente MAM – SP – El Lilly/ Vencedor do prêmio El Lilly de saúde mental na categoria educacional em 2005.

 

Exposições trabalhos autorais

  • Retratos da Terra (2018-2019) – 15 exposições realizadas em lugares como Casa do Maranhão (São Luis do Maranhão), Museu Histórico e Pedagógico Dom Pedro I e Dona Leopoldina (Pindamonhangaba), Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas entre outros.

  • Metamorfose - Foyer das Artes SESC Santana de 23 /01 a 21/03 de 2010.

  • Mostra do vídeo Um Olhar Para Dentro na 2ª Semana de Fotografia – FNAC Pinheiros – 2006.

  • Retratos do Juquery - Metrô Brás, julho de 2005.

  • Mostra do vídeo Um Olhar Para Dentro, curta de abertura para mostra Cinemam Bergman – MAM –SP, de 29 /02 a 23 /03 de 2004.

  • Exposição Luzenças – Museu do Imaginário do Povo Brasileiro, atual Memorial da Resistência de São Paulo (Pinacoteca), 2003.

  • Casa Aberta – SENAC, 2000, 2001 e 2002.

KARINA BACCI
FOTOGRAFIA