CURADORIA

 

 

EXPOSIÇÃO TRAMAS 

CASA MARIO DE ANDRADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A exposição Tramas traz artistas convidados apresentando trabalhos autorais que, de certa maneira, dialogam com as obras de Mario de Andrade, sua pessoa ou seu processo de criação. Os artistas darão continuidade ao projeto realizando oficinas somando o trabalho dos alunos à exposição.

 

O rio, elemento fundamental que percorre a obra literária de Mario de Andrade em suas poesias, em paisagens e pelos caminhos de Macunaíma também perpassa por diferentes olhares e plataformas criando metáforas que se revelam em linguagens pessoais: de forma orgânica na obra de Guillermo Von Plocki, de forma geométrica nas obras de Márcio Périgo e de maneira figurativa nas gravuras de João Carlos Luengo.

 

Guillermo Von Plocki captura os pigmentos da terra, a morfologia das pedras de outros minerais e vegetais obtendo as formas naturais do leito do rio em uma ação de pressionar manualmente o papel reportando-se a técnica de impressão e criando uma grande obra de 10,00 X 1,5m. Esse projeto foi realizado no Rio Tietê fazendo alusão à poesia A Meditação Sobre o Tietê de Mario de Andrade.

 

Márcio Périgo com seu gesto em metal ou nos objetos de madeira imprime sua poética pessoal que se manifesta de forma plástica e gráfica numa construção mais interiorizada do que observada. Nas gravuras de João Carlos Luengo vemos o rio Pinheiros e pontes destacando a permanência do rio na paisagem urbana de uma cidade em constante transformação.

 

Baseada na obra Amar, verbo intransitivo Luisa Malzoni mostra imagens fixadas em tecidos com processos fotográficos históricos do século XIX retratos de um homem rodeado de diferentes representações femininas entre frases pessoais ou tiradas das lições de Fräulein que nos remetem às nuances do amor bordadas em lenços e vestidos.

 

Para a exposição o músico Marcelo Ozorio compôs uma trilha sonora instrumental e realiza uma apresentação de repertório autoral com o Ozorio Trio. Com temas ligados à cultura da afinação e dedilhados caipira primitivo do interior paulistano e americano, funde-se referencias da cultura nacional e estrangeira fazendo uma analogia à antropofagia proposta pelos modernistas. Com formação musical, Mario de Andrade além de músico foi um grande pesquisador da cultura e do povo brasileiro, incentivando a fusão de diferentes nacionalidades e da cultura erudita e popular

 

Como ocupação artística no dia da inauguração temos a Gráfica Clandestina projeto educativo itinerante dos artistas Ramon Rodrigues e Samuel Casal, no qual os artistas passeiam com o carrinho ateliê demonstrando e explicando o processo de criação da xilogravura para o público e distribuindo imagens autorais relacionadas ao tema.

 

Karina Bacci

curadora

A inauguração do Galpão dá continuidade ao processo de formação da Oficina da Palavra e agrega a essa iniciativa um espaço cultural de exposições, ocupações artísticas e oficinas em diferentes linguagens no campo da literatura, artes plásticas, artes visuais, música e performances, criando um espaço dinâmico para ver, conhecer, discutir, criar e estudar artes.

Exposição Tramas
Exposição Tramas

press to zoom
Exposição Tramas
Exposição Tramas

press to zoom
Luisa Malzoni_tessituras
Luisa Malzoni_tessituras

vestido com escrita bordada

press to zoom
Exposição Tramas
Exposição Tramas

press to zoom
1/12
Campo Florido
Campo Florido

aluno fotografando

press to zoom
Chapadão do Sul
Chapadão do Sul

aluno

press to zoom
olhar da comunidade
olhar da comunidade

projeto Elo 3

press to zoom
Campo Florido
Campo Florido

aluno fotografando

press to zoom
1/11

RETRATOS DA TERRA

 

 

 

 

 

 

 

O Projeto Retratos da Terra percorreu 36 cidades nas 5 regiões do Brasil utilizando a linguagem fotográfica como forma de expressão para conscientizar jovens e crianças, incentivando-os a observarem o lugar em que vivem e refletirem sobre sua comunidade em diferentes aspectos: sociais, ambientais, culturais, econômicos entre outros.

 

Lista curadoria

 

  • Curadoria de fotos para exposição e catálogo do Projeto Retratos da Terra 2018, 2019.

  • Curadoria de fotos para exposição e catálogo do Projeto Olhar da Comunidade realizado pela Elo 3 – 2014, 2015, 2016 e 2017. (projeto itinerante com 15 oficinas e exposições em centros culturais e expositivos de Mato Grosso, Minas Gerias, Brasília, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo)

  • Curadoria de fotos para exposição e catálogo do Projeto Cidade Através da Lente realizado pela Pink– 2016,  2017, 2018 e 2019.

  • Evgen Bavcar e Imagens Possíveis na Mais Diferenças - 2016

  • Curadoria Exposição Tramas para Casa Mario de Andrade - 2015

  • V mostra do Programa Igual Diferente no MAM-SP - 2015

  • Curadoria de fotografias para a Mostra Arte sem Barreiras, Bauru - 2010

  • Curadoria, produção e coordenação de exposições, cursos, Eventos e Mostra de Cinema na Escola São Paulo - 2007.

  • Curadoria e coordenação do Cinemam: mostras de cinema no MAM-SP - 2003 a 2005.

  • Curadoria de fotos para exposição do Programa Igual Diferente no MAM-SP e metrô Ana Rosa, Espaço Mais Diferenças e Espaço Cultural Guarulhos – 2001 a 2007.

KARINA BACCI
FOTOGRAFIA